Páginas

Por que cartas?
Há quem não entenda as cartas como forma agradável de comunicação entre pessoas, quase um presente - ainda mais nesses tempos de globalização onde a comunicação tem se tornado em tempo cada vez mais real.
As cartas seduzem porque é parte da expressão humana, são o espelho da alma de quem as escreve, quando as lemos somos remetidos à reflexão das situações, da época, das condições e os ambientes culturais das produções desses artefatos.
Ler cartas escritas em outros tempos significa penetrar na intimidade de seus autores, compreender os discursos que faziam de si mesmos e do mundo como um recorte muito particular das possibilidades de leitura dos homens e das coisas, além de conhecer a sociedade da época e seus costumes. Entretanto, lê-las com o intuito de compreender aquele que as escreveu, como produto e ao mesmo tempo, como agente histórico, não pode colocar de lado a compreensão do tempo e espaço como variações fornecedoras dos vínculos explicativos que compõe a essência do enredo de uma narrativa.
As cartas apresentadas aqui lembram-nos que toda a história foi feita por pessoas que em certas épocas estiveram vivas - ou ainda estão - pessoas que foram ardorosas, apaixonadas e cheias de emoções, emoções tão ternas que deixaram suas marcas, passaram de um meio de expressão pessoal ao campo artístico, algumas das personagens dessas mensagens são famosas, outras não, mas o importante mesmo é o afeto.
Meu Avô contava-me que o meu bisavô - que não cheguei a conhecer - e que foi diretor de cena em um teatro da Europa, dizia que um ator atingia seu apogeu quando inspirava pessoas. Dessa maneira, este Blog contém a mesma ideia, se conseguir inspirar as pessoas durante sua leitura, atingirá o zênite.
Desejo a todos que passarem por aqui, momentos de emoções diversas.
Anna Garcia

quarta-feira, 4 de abril de 2012

UMA MÃE AMOROSA

São Paulo, agosto de 1989

Querida Filha,

Venho por meio desta dizer que, querer é poder, e eu tenho certeza de que você quer e que você pode.
Hoje quero te falar que me sinto privilegiada e sou a mãe mais feliz do mundo por ter escolhido você, um ser maravilhoso, uma filha exemplar, amiga dos amigos e também dos que não são tão amigos assim porque você acaba conquistando a todos com a simplicidade de alma, coisa rara nesses tempos tumultuados. Você é única, especial.

Estou indo bem, fazendo o tratamento para ficar boa e, se Deus quiser, logo ir para nossa casa. O hospital é ótimo, os médicos e a equipe são atentos às minhas necessidades, fique tranquila, eu não poderia estar em condições melhores.

Quero lhe dizer agora o que não havia dito antes por falta de oportunidade: quando você passou no vestibular e fez sua matrícula na faculdade, chorei muito como sempre, você sabe que esse é o meu jeito de ficar feliz ou triste, ler seu nome no jornal entre os aprovados quase me fez explodir de emoção e só não tivemos uma comemoração porque acabei atrapalhando tudo, peço-lhe desculpa por isso. Já passamos a metade do ano com você frequentando as cadeiras do Largo de São Francisco, o que enche o meu peito de orgulho, creio que você não poderia me dar alegria maior nessa vida e, mesmo que eu não estiver mais aqui, siga em frente porque a mamãe vai estar sempre com você.

Sempre apostei e acreditei em você. Admiro sua inteligência, embora nem sempre tenha te compreendido de imediato - é que, às vezes, eu precisava de um tempo para processar as coisas em sua velocidade e como foi difícil pra mim, perceber suas necessidades! Sei que você não gosta que te diga essas coisas, mas te peço que não seja tão modesta e não se envergonhe disso filha, não esconda nunca quem você é. Gostaria que você se mostrasse mais, algumas pessoas que convivem com você, não sonham nem de longe quem você é porque você desprende uma energia desnecessária para se  esconder dentro de sua concha. Isso não é bom, minha filha, não podemos passar a vida inteira atrás de uma máscara, aliás, máscaras não são boas e nós duas bem o sabemos. Lembre-se de que abri mão de você por alguns períodos ao longo desses anos, para te dar oportunidades de ter uma bagagem capaz de ajudá-la a desempenhar seu papel sem medos e "grilos", como você mesma gosta de dizer. Abrir mão de sua presença, para você sair mundo afora com pessoas que não fosse eu, nem sempre foi fácil, você pode avaliar isso me conhecendo tão bem, talvez melhor do que eu mesma. Por isso peço para que deixe essa insegurança e timidez de lado, isso só nos atrapalha. Seja capaz de comunicar-se, filha, e mostre-se.

Quero dar os parabéns pelo seu aniversário e minha bênção, pois você merece, que Deus te ilumine e te proteja sempre, que você seja saudável e muito feliz. Filha, nunca se esqueça de que você é forte, por isso, nunca pare no meio do caminho indecisa porque a indecisão pode ser muito ruim, se demoramos muito tempo para decidirmos algo, as oportunidades passam, fica tarde. Continue sendo responsável e honesta com tuas coisas e com as pessoas, essas são as duas principais de tantas qualidades que admiro em seu caráter, qualidades bem difíceis de se encontrar e cada vez mais raras nos dias que seguem.

No mais, só tenho a agradecer a Deus por ter me abençoado e presenteado com a oportunidade de tê-la escolhido como filha, a filha que você tem sido pra mim durante esses dezessete anos e que qualquer outra mãe, desejaria para si.

Eu a amo.
Muitos beijos dessa mãe feliz.

OBS.: Acervo particular.
 Para preservar a identidade das envolvidas, essa carta não cita nomes e a data.

Um comentário:

  1. Seja quem for a pessoa que recebeu esta carta, é um ser iluminado! Quanta sensibilidade em uma mãe p/ se expressar dessa forma! Bjs.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sugestões são sempre bem vindas!